Bem, depois de alguns meses ausente por motivos de força maior, aká estou eu novamente.

Hoje eu estava procurando como remover a descrição dos ícones da barra de ferramentas do Gnome (toolbar), alterando o seu estilo. Procurei em vários locais na internet e não achei uma dica se quer sobre isso (dessa vez o pai Google não me ajudou). Eu sabia que teria que mexer em uma chave de registro do Gconf-Editor, mas qual? Não fazia idéia. Comecei a procurar e econtrei, até rápido, qual chave alterar para atender à minha necessidade.

Visual da barra de ferramentas antes da alteração:

Toolbar Style Both

Para retirar o texto descritivo abaixo dos ícones faça:

ALT+F2 e digite: gconf-editor

vá até a chave “toolbar_style” localizada em: “/desktop/gnome/interface” e mude seu valor de “both” para “icons“. Observe que há mais estilos disponíveis, basta escolher o que melhor lhe convém.

Visual da barra de ferramentas após a alteração:

Toolbar Style Icons

Pronto! Agora a minha barra de ferramentas está mais parecida ainda com a do MAC OSX.

Para quem não conhece, o Gconf-Editor é algo que lembra o registro do Windows. Abaixo segue uma tela que ilustra a alteração realizada neste post.

Gconf-Editor - Toolbar_Style