Com certeza muitos irão responder que é mais fácil baixar fotos de uma máquina digital pelo Windows, porque não há muitos drivers disponíveis para Linux, etc, etc. Mas a realidade é bem diferente.

Antes de ontem, um amigo meu esteve em casa para baixar umas fotos que estavam na memória de sua máquina digital para o computador. A máquina é uma Coolpix L5 da Nikon. Para a tarefa ele trouxe além da própria máquina é claro, o cabo de comunicação (usb) e o CD com drivers e softwares para Windows. Eu estava ocupado com a atualização do Ubuntu Hardy Heron e emprestei o notebook da minha esposa que tem Windows. É, infelizmente ela ainda não usa Linux, mas já está mais receptiva.

Depois de quase duas horas de tentativas, ele me pediu ajuda. Eu também tentei reinstalar o driver, reinicializar o Windows, instalar novamente o driver e nada. Sempre dava o mesmo erro: “Dispositivo desconhecido!” Aí, perdi a paciência. Fui até a minha máquina de testes com o Alfa 5 do Ubuntu Hardy Heron. Isso mesmo! Um sistema que deveria ser altamente instável onde, porém, realizei a tarefa de transferir suas fotos da máquina para o computador em aproximadamente 20 segundos!

Foi só espetar o cabo USB no meu PC que o Ubuntu montou o dispositivo na área de trabalho e pronto! Bastou abrir, selecionar e copiar as fotos que ele tanto queria. Concluir uma tarefa em 20 segundos que estava demorando duas horas, sem instalações desnecessárias, sem reinicializações estúpidas e sem CD de drivers… é ou não é um ganho de produtividade extraordinário! Não acham?! ;-)

