Você acabou de instalar o Ubuntu Gutsy (7.10) e quer converter aqueles arquivos *.wma do Windows para *.mp3 ou mesmo para *.ogg (o formato livre do mp3). E agora José? Nada de pânico! E nada de script, linha de comando ou tela preta também. O Linux evoluiu muito nesses últimos anos e já é possível resolver quase tudo pela interface gráfica. No caso, basta instalarmos o pacote soundconverter que está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu Gutsy 7.10, entretanto, certifique-se de que tenha o suporte a extração de MP3 instalado em seu sistema. Se não tiver, instale também o pacote gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse.

Assim, vá até o menu SISTEMA, selecione o submenu ADMINISTRAÇÃO e clique no GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC. Sua senha para tarefas administrativas será solicitada. Com o Synaptic aberto, selecione a opção “Procurar” e digite “soundconverter“.

Synaptic - Procurando pacotes

Deve aparecer apenas um pacote como resultado da pesquisa. Dê um clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “marcar para instalação“. Depois clique em “Aplicar“.

Synaptic - Marcar instalação de pacote

O Synaptic irá mostrar uma caixa de diálogo para a confirmação da instalação, clique em “Aplicar“. Depois de instalado, você pode acionar o aplicativo a partir do menu “Aplicações“, “Som & Vídeo” e “Sound Converter“. O Aplicativo tem uma interface simples e intuitiva. Antes de sair convertendo seus arquivos, você precisa definir para qual formato o Sound Converter irá converter estes arquivos. Assim, vá até o menu “Editar” e escolha “Preferências“. Na opção “Formato de arquivo (resultado)” mude de Ogg Vorbis para MP3 e clique em fechar.

Sound Converter - Preferências

Agora, clique na opção “Adicionar Arquivo” e escolha o arquivo que você quer converter. Repare que você pode adicionar uma pasta inteira que o Sound Converter converterá tudo que estiver dentro dela! Uma vez selecionado o arquivo ou pasta, clique em “Converter“:

Sound Converter - Convertendo

Pronto! O Sound Converter converteu seu arquivo e salvou-o na mesma pasta em que estava o arquivo original, alterando apenas sua extensão para o formato de arquivo escolhido. Você também pode definir, em Preferências, uma pasta de destino diferente da pasta de origem dos arquivos. Além disso, você pode marcar para o Sound Converter apagar o arquivo original assim que ele for convertido. Mas atenção: use esse recurso com cuidado! Afinal, seguro morreu de velho!

Além de ler o formato WMA, o Sound Converter também pode ler os seguintes formatos: Ogg Vorbis, AAC, MP3, FLAC, WAV, AVI, MPEG, MOV, M4A, AC3, DTS, ALAC, MPC, Shorten, APE, SID, …

E gravar nos seguintes formatos: WAV, FLAC, MP3 e Ogg Vorbis.

Imagine a quantidade de spywares que você “pegaria” ao baixar e usar um aplicativo similar no Windows!

Viu com o Linux é complicado?! ;-)

Para mais informações sobre o Sound Converter clique aqui.

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu? Clique Aqui!

About these ads